sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Seminários promovidos pelo CFP no mês de novembro em BSB

De 17 a 18 de novembro acontece o VII Seminário de Psicologia e Direitos Humanos, debatendo o tema "Drogas: Direitos Humanos e Laço Social". O evento será realizado nas dependências do Conselho Federal de Psicologia, aqui em Brasília. As inscrições são gratuitas e abertas para estudades e profissionais interessados.

 A proposta do seminário, segundo seus organizadores, é discutir a relação entre a questão das drogas e os direitos humanos, promovendo uma política solidária que leve em consideração o sofrimento das pessoas. No seminário vão ser abordados temas relacionados a política atual de álcool e drogas e suas perspectivas futuras, as vulnerabilidades da população de rua associadas ao consumo de drogas, o consumo de drogas entre crianças e adolescentes e por fim, a criminalização das drogas e seus efeitos jurídicos, penais e sociais.

Para nós, estudantes e profissionais da área, além das importantes informações que serão transmitidas, é uma oportunidade para observar e avaliar em que nível um tema sensível e complexo como esse será discutido por profissionais da Psicologia e de outras áreas como a Medicina e o Direito. Além de também poder avaliar  o nível de engajamento e qualidade das discussões encabeçadas pelo CFP, afinal se trata de um evento promovido pela própria instituição, que é o maior representante da nossa categoria no país.



Dia 22 de novembro, das 09h00 ás 14h00, o CFP estará realizando o Seminário: Serviços Psicológicos On-line, que será transmitido via web, no site do CFP (www.cfp.org.br). O evento terá início com a conferência  “As diversas formas da psicologia: Psicoterapia online”, seguida da mesa “Psicoterapia online: histórico no Brasil e no mundo”  e pela conferência “Cibercultura, Novas Mídias e Produção de Subjetividade”.

O desenvolvimento ciêntífico e tecnológico das últimas décadas tem tranformado radicalmente a forma como nossas subjetividades são costituídas e como nos relacionamos com o outro e a "realidade" que nos circunda. Com a advento das tecnologias de comunicação, até as relações entre pacientes e terapeutas tem sofrido modificações profundas. A demanda por serviços psicológicos on-line tem ganhado espaço e parece ser um campo fértil de debates sobre as questões que atravessam a prática da psicologia clínica na pós-modernidade.

Para maiores informações sobre o evento, ver: Seminário: Serviços Psicológicos On line


De 23 a 25 de novembro, o CFP realiza em Brasília o II Seminário Nacional da Psicologia em Emergências e Desastres. Dos principais objetivos do evento, destaca-se a avaliação do processo de organização e configuração do trabalho de psicólogo(a)s envolvidos com o tema.

Através de mesas redondas, banners e debates temáticos, o seminário busca: criar um espaço para a expressão dos profissionais envolvidos e suas produções sobre o tema; debater as relações entre as políticas públicas com as situações de emergência e desastre; estimular a integração latino-americana através da articulação da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.

O tema em questão tem ganhado muita relevância na atualidade devido aos vários acontecimentos que tem ocorrido todos anos em todo o território nacional. Entre chuvas torrenciais, enchentes e vítimas soterradas, presenciamos a fúria da natureza e sua força implacável associada ao descaso e incapacidade das instituições públicas em tomar as medidas preventivas cabíveis para, se não eliminar por completo, ser capaz ao menos de evitar maiores tragédias. Um tema que é engendrado por várias dimensões da esfera social, como a política, administração, urbanismo, economia e saúde pública, tem a psicologia se destacando enquanto saber e prática que pode contribuir não só na recuperação das vítimas desses desastres, mas para a elaboração de estratégias de prevenção e preparo para enfrentar as situações de risco. Este seminário é uma rica oportunidade para aqueles que se interessam pelo assunto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário