terça-feira, 29 de novembro de 2011

A COR DA CONSCIÊNCIA... (Crônica em homenagem ao 20 de novembro Dia da Consciência Negra)




MUITO FÁCIL TECER OPINIÕES A RESPEITO DA REALIDADE RACISTA QUE NOS RODEIA, DA IMPORTÂNCIA QUE TEM OS "AVANÇOS" QUE AS SOCIEDADES CONSEGUIRAM COM O RECONHECIMENTO DA PESSOA NEGRA ENQUANTO SER HUMANO TANTO QUANTO OS BRANCOS (DONOS DA VERDADE CIENTÍFICA, DOMINADORES E FUNDADORES DAS CIVILIZAÇÕES CAPITALISTAS) DA PESSOA NEGRA COMO CIDADÃ DE DIREITO E, PORTANTO, DE RESPEITO. NO ENTANTO, NOS DEPARAMOS COM A DIFÍCIL EMPREITADA QUE É PODERMOS DIALOGAR COM AS PESSOAS QUE TÊM DENTRO DE SI CONCEITOS BEM ARRAIGADOS SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE AS PESSOAS TÊM PELA COR DA PELE. ISTO PORQUE A PELE NEGRA NÃO TEM IMPORTÂNCIA PARA MUITOS.

A HISTÓRIA DA TRAJETÓRIA DO POVO NEGRO, AO FAZER PARTE DAS SOCIEDADES MERCANTILISTAS E CAPITALISTAS, JÁ COMEÇOU COM VIOLAÇÕES. PRIMEIRO PELO FATO DE TEREM SIDO RAPTADOS, E PORQUE NÃO DIZER, CAPTURADOS DO SEU HABITAT, ONDE APESAR DOS DESAFIOS QUE A NATUREZA IMPÔS, CONSTRUIU SOCIEDADES A PARTIR DE UMA CULTURA PRÓPRIA. FORAM IMPORTANTES PARA CONSTRUIR DO PONTO DE VISTA CONCRETO,LITERALMENTE, O HABITAT DAS SOCIEDADES OCIDENTAIS, MAS NÃO FORAM INCLUÍDOS NELAS.HISTORICAMENTE FAZEM PARTE DE UMA RAÇA INFERIOR. ISTO AINDA É MUITO FORTE NÃO APENAS NO INCONSCIENTE COLETIVO, MAS PRINCIPALMENTE NA CONSCIÊNCIA COLETIVA!!! NÃO É DIFÍCIL TERMOS ESSTA INFELIZ CERTEZA:

* SE HÁ, DE FATO, DESIGULADADES DE DIREITOS SOCIAIS ENTRE HOMENS E MULHERES, HÁ ENORMES DISCRIMINAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES NAS OPORTUNIDADES DE VIDA ENTRE MULHERES BRANCAS E NEGRAS. AINDA SOMOS A MAIORIA NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS, PORQUE SE ACREDITA QUE É UMA ATIVIDADE APENAS BRAÇAL E QUE NÃO NECESSITA DO INTELECTO NEM DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. ISTO É UM PRIVILÉGIO DE BRANCAS, AS PATROAS. AS MULHERES NEGRAS SÃO AS QUE TEM OS MAIS BAIXOS SALÁRIOS, AS MAIS ALTAS TAXAS DE ANALFABETISMO E VIVEM NA POBREZA EXTREMA. ESTA É BEM LOCALIZADA: A MISÉRIA TEM COR, E É NEGRA.

*ENTRE AS MULHERES ENCARCERADAS ENCONTRAMOS EM SUA MAIORIA AS DE COR NEGRA E PARDA. A VIOLÊNCIA TEM COR E MORA NA PERIFERIA.

*NOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS TEM MAIS MULHERES NEGRAS. POR QUE SERÁ? A DOENÇA MENTAL NÃO TEM COR. MAS A SEGREGAÇÃO TEM.

*ONDE ESTÃO AS BONECAS PRETAS? NÃO SE VIU NENHUMA NAS PRATELEIRAS DOS GRANDES MAGAZINES, NO DIA DAS CRIANÇAS, E NINGUÉM SE QUEIXOU. SERÁ QUE ALGUÉM SE IMPORTOU COM ISSO OU ACHOU "NORMAL"? SERÁ QUE AS CRIANÇAS GOSTARIAM DE BRINCAR COM ESSAS BONECAS? SERÁ QUE AS AMARIAM E CUIDARIAM DELAS? PROVAVELMENTE NÃO. PORQUE AS CRIANÇAS, ASSIM COMO OS ADULTOS, NÃO SE RECONHECEM NO QUE DIZ RESPEITO À NEGRITUDE!!

*NÃO EXISTEM CANAIS DE TV E RÁDIO EXCLUSIVOS PARA TRANSMISSÃO DE CULTOS DE RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS. SERÁ QUE SE TIVESSE, A SOCIEDADE ACEITARIA? ENTENDENDO POR SOCIEDADE PESSOAS NEGRAS E BRANCAS!

ASSIM TEM SIDO, E SERÁ POR MUITOS ANOS. PROVAVELMENTE TUDO ISTO TENHA CONEXÃO COM AS CATÁSTROFES SOCIAIS QUE ACOMETEM GRANDE PARTE DO CONTINENTE AFRICANO E AS POPULAÇÕES AFRODESCENDENTE NO MUNDO AFORA.

AS PESSOAS (NEGRAS E BRANCAS) NÃO SE ENVOLVEM, NÃO SE PREOCUPAM COM ESSAS POPULAÇÕES. TODAS AS AÇÕES SÃO TÍMIDAS E PALIATIVAS. NÃO HÁ MOBILIZAÇÕES OCIDENTAIS NEM ORIENTAIS COM VISTAS À LIBERTAÇÃO DAQUELE POVO DA MISÉRIA. PORQUE AINDA SÃO CONSIDERADAS PESSOAS INFERIORES.

ENQUANTO EXISTIR UM DIA PARA LEMBRARMOS A CONSCIÊNCIA NEGRA, A PARTIR DA HISTÓRIA DE LUTA DE ZUMBI E DE UM POVO QUE RESISTIU À TORTURA E A SEGREGAÇÃO, ESTE DIA NOS LEMBRARÁ SEMPRE QUE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE, NA QUAL PARTICIPAMOS DA SUA CONSTRUÇÃO, MAS QUE NÃO TOMAMOS POSSE DO QUE NOS CABE NELA: A DIGNIDADE DE TERMOS NOSSOS DIREITOS REPEITADOS E NOSSAS POTENCIALIDADES RECONHECIDAS, TANTO QUANTO DE OUTRAS RAÇAS. PRECISAMOS ASSUMIR ESSE PROTAGONISMO, PORQUE ANTES DE TUDO, SOMOS HUMANOS.
 
AUTORA: SILVANA SANTANA: psicóloga negra, militante da Luta Antimanicomial, militante da luta na defesa dos Direitos Humanos Universais.
Recife\Igarassu 20 de novembro de 2011.





---

Obrigado Dra. Silvana Santana e professora Cynthia Ciarallo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário