sábado, 5 de novembro de 2011

NOTA - Divulgação da cartilha de Direitos Humanos e Saúde Mental

Querid@s seguidoes/as do Opus,

vai no link abaixo uma excelente inciativa dos colegas psicólogos, estudantes e usuários dos serviços de saúde mental. Peço licença para fazer de suas palavras as minhas:

Todas as pessoas são titulares e destinatárias das li­berdades fundamentais e do bem-estar social. Isso significa que somos livres para conduzir nossa vida conforme nossas próprias decisões. Temos o direito à autodeterminação. Não podemos admitir situações de exclusão, restrição ou privação de direitos.

Assim, é inaceitável qualquer distinção negativa e discriminatória em razão da nossa condição social, econômica, física ou psíquica ou de qualquer outra natureza, principalmente quando estamos em situa­ção de vulnerabilidade.

Nenhuma pessoa pode sofrer invasão na sua vida privada ou intimidade. Ninguém pode ser submetido a tortura ou tratamento desumano ou degradante. Nós temos o direito de viver livres de abusos e de opressão.

Nesse sentido, esta cartilha servirá para afirmar nos­sa liberdade, valorizar nossa situação, nossas expe­riências e exigir respeito a nossa condição singular de pessoa com sofrimento psíquico grave, porém plenamente capaz de desfrutar de todos os direitos e liberdades fundamentais.


Obrigado Professora Cynthia Ciarallo por trazer à atenção do Opus esta inicitaiva. Parabéns aos autores desta cartilha, um documento que deve ser difundido em todos os espaços e apresentado a todos os sujeitos. Pelo fim dos estados de subalteridade! Pelo fim das relações heterogéneas de poder! Pelo direito à saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário