domingo, 30 de outubro de 2011

O hemisfério déspota e o ocaso da poesia, TED do psiquatra inglês Iain Mcgilchrist



Depois de assistir este vídeo podemos chegar a conclusão de que nosso curto fim de semana, em detrimento dos outros longos cinco dias de trabalho, é resultado do infame e tirânico hemisfério esquerdo do cérebro humano!

Brincadeiras à parte, este é um excelente vídeo que encontrei na página do TED (www.ted.com). O orador da breve apresentação é o psiquiatra britânico Iain Macgilchrist, homem de várias formações ilustres que impressiona pela sua erudição e capacidade de tecer uma narrativa interdisciplinar.

O conteúdo desta animação resulta de alguns anos de pesquisa e um livro escrito por Macgilchrist, The Master and his Emissary (2009). Sua premissa básica é de que devido a alguns eventos evolucionários e características anatomo-fisiológicas, os hemisférios do cérebro teriam aptidões e influências diferentes sobre como construímos nossa percepção e estar-no-mundo. O esquerdo seria responsável por uma visão mais precisa, pragmática, concreta e materialista do mundo. Já o direito nos proporcionaria  a capacidade de apreender a realidade em termos gerais e metafóricos, entre outras experiências, aquela que Romain Rolland qualificaria como o "sentimento oceânico" ou a percepação de unicidade com o universo, de transcendência. 

Indo da biologia, passando pela psiquiatria e psicologia, chegando enfim à filosofia e sociologia, este vídeo mostra em quinze minutos uma síntese da teoria de Macgilchrist, expondo suas premissas e seus corolários. A conclusão? Que teríamos hoje em dia seria o domínio do hemisfério esquerdo resultando em uma  sociedade ocidental dirigida por impulsos materialistas e fixada numa meritocracia pragmática capitalista.

Aconselho assistir duas vezes. Da primeira deixe-se levar e na segunda perceba as inconsistências teóricas que surgem ao se estabelecer causalidades entre fenômenos biológicos e culturais. Mesmo levando-as em consideração, adorei o fato de que o discurso biomédico, mediante o encontro com as ciências humanas e sua linguagem, está conseguindo chegar a determinadas conclusões que ajudam a desconstruir a incessante desertificação do real. 

Para uma excelente entrevista que expõe o pensamento do autor deixo este link, que infelizmente só está disponível em inglês: http://frontierpsychiatrist.co.uk/interview-with-iain-mcgilchrist/. Aliás, se houver alguma dificuldade em entender o vídeo, na página do TED é possível assistí-lo com legendas em português.



Um excelente domingo para todos e lembrem-se: amanhã, segunda, é obra dos hemisférios esquerdos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário