segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Solo de tabla de Ustad Zakhir Hussein





Existem duas grandes escolas da música clássica indiana: uma do norte da Índia, chamada de "Hindustani Sangeet" que cobre uma área que se estende desde Bangladesh, descendo pelo centro e norte da Índia, chegando ao Paquistão e Afeganistão; outra no sul da Índia, chamada de "Carnatic Sangeet" que vai desde a Índia central, englobando todo sul do país e o Sri Lanka (Ceilão).

Ambas tradições são similares em detrminados aspectos diferindo, no entanto, em sua nomenclatura e certos aspectos de sua performance e prática. A música indiana é considerada uma das mais antigas tradições musicais que se mantiveram intactas através da história, existindo inclusive, muitas lendas sobre as origens e desenvolvimento da música clássica indiana.

As suas raízes podem ser encontradas nos cantos Védicos (escritos antigos dos Hindus), datados do primeiro milênio antes de Cristo. A música indiana desenvolveu-se numa complexa interação entre sujeitos de diferentes etnias e culturas (Arianos indoeuropeus, Dravidianos e Muçulmanos). Esta grande diversidade étnica e religiosa, presente na Índia contemporânea existe desde os tempos mais remotos.

O grande vínculo entre o guru (mestre, professor), e o discípulo (aluno) é considerado essencial para a continuação da tradição da música clássica indiana. O método de aprendizagem encontra-se, em grande parte, na tradição Védica.

A música indiana é composta, por numerosos estilos. A base da sua música é composta por três formas artísticas: música vocal, música instrumental, e dança, chamada de "sangeet". Hoje em dia, estas três formas diferenciaram-se, numa complexa e refinada forma de arte individual.

O principal instrumento de cordas é a tambura (tampura); os principais instrumentos de sopro são as flautas e uma espécie de oboé. Entre os tambores, os mais importantes são o mridangam e o tabla. O tala é o gongo indiano. Entre os mais importantes musicistas indianos estão Ali Akbar Khan e Ravi Shankar (nascido em 1920 e que já se apresentou no Brasil).

A música indiana, não tendo notação gráfica, consiste em um sistema de ragas que são memorizadas pelos executantes e que servem de base para as improvisações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário