Existem duas grandes escolas da música clássica
indiana: uma do norte da Índia, chamada de "Hindustani Sangeet" que
cobre uma área que se estende desde Bangladesh, descendo pelo centro e norte da Índia,
chegando ao Paquistão e Afeganistão; outra no sul da Índia, chamada de
"Carnatic Sangeet" que vai desde a Índia central, englobando todo sul
do país e o Sri Lanka (Ceilão).
Ambas tradições são similares em detrminados aspectos diferindo, no
entanto, em sua nomenclatura e certos aspectos de sua performance e prática. A
música indiana é considerada uma das mais antigas tradições musicais que se
mantiveram intactas através da história, existindo inclusive, muitas lendas
sobre as origens e desenvolvimento da música clássica indiana.
As suas raízes podem ser encontradas nos cantos Védicos (escritos
antigos dos Hindus), datados do primeiro milênio antes de Cristo. A música
indiana desenvolveu-se numa complexa interação entre sujeitos de diferentes
etnias e culturas (Arianos indoeuropeus, Dravidianos e Muçulmanos). Esta grande
diversidade étnica e religiosa, presente na Índia contemporânea existe desde os
tempos mais remotos.
O grande vínculo entre o guru (mestre, professor), e o discípulo (aluno)
é considerado essencial para a continuação da tradição da música clássica
indiana. O método de aprendizagem encontra-se, em grande parte, na tradição Védica.
A música indiana é composta, por numerosos estilos. A base da sua música
é composta por três formas artísticas: música vocal, música instrumental, e dança,
chamada de "sangeet". Hoje em dia, estas três formas
diferenciaram-se, numa complexa e refinada forma de arte individual.
O principal instrumento de cordas é a tambura (tampura); os principais
instrumentos de sopro são as flautas e uma espécie de oboé. Entre os tambores,
os mais importantes são o mridangam e o tabla. O tala é o gongo indiano. Entre
os mais importantes musicistas indianos estão Ali Akbar Khan e Ravi Shankar
(nascido em 1920 e que já se apresentou no Brasil).
A música indiana, não tendo notação gráfica, consiste em um
sistema de ragas que são memorizadas pelos executantes e que servem
de base para as improvisações.
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